Alguns amigos e amigas que concorreram ao
4º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, no
MMASC (
1), em Amarante, receberam a notificação oficial da sua eliminação do prémio. Felizmente, até para preservar o carácter idóneo do prémio em questão, um amigo meu foi seleccionado, mesmo sendo um ilustre desconhecido.
Já o calibre de alguns jornalistas permanece duvidoso... No
Diário de Notícias, de 19 de Agosto, no sector de Artes, p. 37, podia ler-se, sob o título:
"
Júlio Pomar vence Prémio Amadeo de Souza-Cardoso",
"O pintor Júlio Pomar foi ontem distinguido com o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (segue-se uma análise sucinta da vida e obra do consagrado pintor)
(...). A pintora Ana Vidigal venceu o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, o outro galardão atribuído na mesma bienal, que visa premiar um novo valor das artes contemporâneas portuguesas.
O prémio atribuído a Júlio Pomar foi o mais concorrido de sempre, com a inscrição de 705 telas de 475 artistas. (...) A exposição com as obras seleccionadas para o concurso decorrerá de 13 de Setembro a 2 de Novembro, em simultâneo com uma exposição retrospectiva da pintura de Júlio Pomar."
(destaques a
bold da responsabilidade d'A Sombra)
Primeira impressão: Júlio Pomar, um dos grandes valores da nossa pintura, concorreu a um prémio destinado a valores emergentes, ditos novos ou mesmo desconhecidos, prémio esse
"indivisível no valor de 7.500,00 €" (
2).
Segunda impressão: Um novo valor, Ana Vidigal, ganha um suposto prémio paralelo destinado a essa classe de artistas. Mas, afinal, quantos Prémios Amadeo existem a concurso?
Pois só no
Público do dia seguinte, 20Ago2003, se leria a notícia correcta. Afinal, a vencedora do
ÚNICO Prémio Amadeo a concurso foi mesmo
Ana Vidigal que, além do prémio monetário, terá a obra premiada no espólio do
MMASC.
Quanto a Júlio Pomar, foi distinguido com o Prémio de Carreira, que indiscutivelmente merece, a propósito do qual se realizará a referida retrospectiva.
Conclusão: Júlio Pomar não está a tirar o lugar a nenhum novo valor, mas o mesmo já não se pode dizer do "jornalista" (anónimo) que realizou a peça do
DN. Haja paciência.
4º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso
13 de Setembro a 2 de Novembro de 2003
(
1) Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) - Amarante
(
2) Transcrito do regulamento do Prémio ASC.
Ver, ainda,
Amadeo II, n'A Sombra.
Sem comentários:
Enviar um comentário