segunda-feira, agosto 25, 2003

Amadeo I


Alguns amigos e amigas que concorreram ao 4º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, no MMASC (1), em Amarante, receberam a notificação oficial da sua eliminação do prémio. Felizmente, até para preservar o carácter idóneo do prémio em questão, um amigo meu foi seleccionado, mesmo sendo um ilustre desconhecido.

Já o calibre de alguns jornalistas permanece duvidoso... No Diário de Notícias, de 19 de Agosto, no sector de Artes, p. 37, podia ler-se, sob o título:

"Júlio Pomar vence Prémio Amadeo de Souza-Cardoso",

"O pintor Júlio Pomar foi ontem distinguido com o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (segue-se uma análise sucinta da vida e obra do consagrado pintor) (...). A pintora Ana Vidigal venceu o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, o outro galardão atribuído na mesma bienal, que visa premiar um novo valor das artes contemporâneas portuguesas.
O prémio atribuído a Júlio Pomar foi o mais concorrido de sempre, com a inscrição de 705 telas de 475 artistas. (...) A exposição com as obras seleccionadas para o concurso decorrerá de 13 de Setembro a 2 de Novembro, em simultâneo com uma exposição retrospectiva da pintura de Júlio Pomar."


(destaques a bold da responsabilidade d'A Sombra)

Primeira impressão: Júlio Pomar, um dos grandes valores da nossa pintura, concorreu a um prémio destinado a valores emergentes, ditos novos ou mesmo desconhecidos, prémio esse "indivisível no valor de 7.500,00 €" (2).
Segunda impressão: Um novo valor, Ana Vidigal, ganha um suposto prémio paralelo destinado a essa classe de artistas. Mas, afinal, quantos Prémios Amadeo existem a concurso?

Pois só no Público do dia seguinte, 20Ago2003, se leria a notícia correcta. Afinal, a vencedora do ÚNICO Prémio Amadeo a concurso foi mesmo Ana Vidigal que, além do prémio monetário, terá a obra premiada no espólio do MMASC.
Quanto a Júlio Pomar, foi distinguido com o Prémio de Carreira, que indiscutivelmente merece, a propósito do qual se realizará a referida retrospectiva.

Conclusão: Júlio Pomar não está a tirar o lugar a nenhum novo valor, mas o mesmo já não se pode dizer do "jornalista" (anónimo) que realizou a peça do DN. Haja paciência.


4º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso
13 de Setembro a 2 de Novembro de 2003
(1) Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) - Amarante

(2) Transcrito do regulamento do Prémio ASC.

Ver, ainda, Amadeo II, n'A Sombra.

Sem comentários:

Enviar um comentário