quarta-feira, agosto 27, 2003

Q&A


O desafio de jcd encontrou um eco.
Achei curiosa a estrutura do mesmo e decidi responder. :)

Q:
Os povos são patrióticos ou as pessoas são patrióticas?
A:
Um conjunto de pessoas pode ser patriota, com certeza.
O conceito de "povo" como "Nação" ou mesmo "Estado" é pacífico, creio eu.

Q:
Como é que se avalia o patriotismo de um povo?
A:
Pela forma como se unem face às dificuldades e pelo orgulho demonstrado pela pátria onde nasceram e/ou vivem, entre outros parametros, como saber o hino nacional cantado ao contrário. Há quem acrescente o amor à pátria e a vontade de a servir, mas nos EUA este último factor não é significativo. A maior parte dos militares dos EUA estão nas forças armadas para fugir ao desemprego.

Q:
Se os americanos são dos povos mais patrióticos do mundo, em que lugar do ranking estão os kamba? E os Ovambo?
A:
Tendo em conta que os Kamba serão perto de 370.000, se encontram distribuídos por dois países e falam 7 idiomas e 3 dialectos e que os Ovambo serão cerca de um milhão e pico e falam 6 idiomas, também se encontrando distribuidos por dois países, a resposta será difícil de encontrar, mas asseguro ao João Miranda, embora seja tão conhecedor de questões africanas como das árabes, que em África não se coloca a questão "patriotismo" como nos países europeus ou americanos. É mais "tribalismo". Portugal talvez seja uma excepção, devo reconhecer que somos mais "tribalistas" que "patriotas".
Note que não escrevi "o povo mais patriótico" ou "o povo patriótico número 27", mas "dos mais patrióticos". Não faço ideia qual a sua posição num ranking desse tipo (nem sei se existe - talvez o Google...)

Q:
Os portugueses são mais ou menos patrióticos que os americanos?
A:
Penso que já respondi.

Q:
E não é estranho que um povo de imigrantes seja tão patriótico?
A:
Estranho seria se fossem um povo de emigrantes. Como nós.

Q:
E os americanos são todos igualmente patrióticos? Os da Califórnia são tão patrióticos como os do Texas ou os do Alaska? E o patriotismo não depende da origem étnica? Os de origem árabe são tão patriotas como os de origem italiana ou cubana ou portuguesa?
A:
Patrióticos e devotos, muitos deles adquiriram mesmo uma consciência norte-americana que nunca tiveram nos países de origem. É verde e tem escrito: "nós confiamos em Deus".

Q:
Na população americana, qual é a percentagem de emigrantes da primeira geração?
A:
Não faço ideia, mas o número de vistos para cidadania plena atribuídos anualmente é de 55.000. Tendo em conta que os EUA têm quase 292 milhões de habitantes... É fazer as contas.

nota:
Desta vez, o desafio veio do João Miranda.
Um abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário