quarta-feira, agosto 27, 2003

Cruzamentos


Antes de mais, posso assegurar aos leitores que eu e jcd não temos nenhum pacto secreto para aumentar os níveis de cotação no Technorati (também não temos nenhum aperto de mão secreto, até porque não nos conhecemos pessoalmente, o que, honestamente, lamento).

Sempre atento, mas também muito distraído, jcd já comentou a minha entrada "American culture". Distraído porque, como de costume, os seus "filtros" impediram-no de analisar correctamente o meu texto. Era uma resposta directa à sua pergunta "Seria demasiado pretensão da minha parte pedir-lhe que publique a fonte de onde esta interessante aferição foi retirada?" (sic) referente à afirmação que fiz em "Camelot 2003 . 2 . anexo b", que rezava "A ignorância do norte-americano médio, para não falar na generalidade, em questões internacionais é imensa e no que toca à História das Relações Internacionais ainda maior.", pelo que a sua constatação de que eu me refiro "apenas" aos conhecimentos geográficos dos norte-americanos peca por dois aspectos: a NGm é uma revista geopolítica, não apenas geográfica (recordo que falei em "conhecimentos geopolíticos" ao mencionar a carta do presidente da NGS) e nunca me referi aos conhecimentos gerais dos norte-americanos, nem aos dos europeus, for that matter.

Quanto aos europeus, por comparação - que eu não fiz -, já tiveram melhores dias. De Portugal é melhor nem falar, pois como bem diz jcd, não fosse a UEFA e muitos mal saberiam onde fica a Holanda!

Caríssimo jcd,

É sempre um prazer cruzar ferros consigo, mas tente procurar algo mais nos textos que lê do que, simplesmente, aquilo que já antes de os ler tinha encontrado. Até sempre.
RS

nota:
Filo... Elemento de composição de palavras que exprime a ideia de [1] amigo, amor (gr. phílos) [2] folha (gr. phyllon) - não hifenizado; ex.: Filogenia.

Sem comentários:

Enviar um comentário