sexta-feira, setembro 26, 2003

Amostra

As sondagens valem o que valem (vejam a amostra). *

Wesley Clark.
O tempo dirá se estou certo, ao pensar estar encontrado o próximo presidente dos EUA. O "actual" está condenado há muito. O 11 de Setembro de 2001, mesmo nas mais mirabolantes teorias da conspiração, nunca foi desenhado para o preservar, mas sim para o fazer "colaborar" ("play ball" - como lhe chamam). Se interesses havia a preservar, eram os que ele tão mal defendera até essa data.
"Dubya" cairá. Mas não sem que os que o animam tentem evitar a sua queda.

Resta saber até que ponto Wesley Clark será reformador; até que ponto será "democrata", não apenas de partido, mas de facto, pondo um fim à perfídia do USA/PATRIOT Act, entre outras coisas, como Guantanamo. Veremos se estará à altura do que lhe é exigido ou se será, apenas, um Bill Clinton mais.

Se, de facto, pretender ir até ao fim, espero que a sua segurança seja melhor do que a de Jack Kennedy. Vai precisar dela.

(também no Público, 25Set2003, p.16,
"Americanos preferem Wesley Clark ao actual presidente")

* sim, é um trocadilho.


nota:
JFK não é um modelo de virtudes, pessoais ou políticas. A sua obsessão com os "comunistas", na tradição de Truman, e os seus vícios privados, não permitem que se diga: aí está um paradigma da humanidade.
Era, simplesmente, um homem, não um super-homem.
As suas atitudes políticas devem ser analisadas à luz do que era o mundo de então. Para mim, com todos os seus defeitos, era um modelo de humanidade. Todos somos humanos. Ele não foi excepção.

Faço eco das palavras que ficaram gravadas a fogo no meu cérebro, desde a primeira vez que as ouvi deste modo, ditas por Jack Kennedy, abatido por cobardes seis dias antes do meu nascimento:

"What kind of peace do I mean? What kind of peace do we seek? Not a Pax Americana enforced on the world by American weapons of war. (...) For, in the final analysis, our most basic common link is that we all inhabit this small planet. We all breathe the same air. We all cherish our children's future. And we are all mortal."

"De que tipo de paz falo? Que tipo de paz procuramos? Não uma Pax Americana, imposta ao mundo por armas de guerra americanas. (...) Em conclusão, o nosso elo comum mais elementar é todos habitarmos este pequeno planeta. Todos respirarmos o mesmo ar. Todos prezarmos o futuro dos nossos filhos. E todos sermos mortais."

American University
Presidente John F. Kennedy
Washington, D.C.
10 de Junho, 1963

Sem comentários:

Enviar um comentário