quarta-feira, setembro 24, 2003

Ooops...


Reunidos os amigos para o que seria um reencontro poético, partimos rumo aos "maus hábitos" de outrora. Lá chegados, para nossa surpresa, demos com o nariz na porta.
"Fechado?!" - exclamei - "Como, «fechado»!?"
Com infinita paciência, o funcionário de serviço da garagem Passos Manuel, no último piso da qual fica o "Maus Hábitos", explicou que o bar só funciona de Quinta a Domingo. E eu que tinha a certeza... A não ser...

23 de Setembro? E porque não de Outubro? Ou de Dezembro, já agora! Um telefonema confirmou-o. É 23 de Outubro... Daqui a um mês. Possivelmente, certamente, o Joaquim não me enganou. Disse-me a data certa. Eu é que a antecipei, inconscientemente; talvez por ser de um tempo em que a poesia e o jazz e a música portuguesa e muito mais, aconteciam distribuídos por todos os dias da semana, ora aqui ora ali.

Quando o "Realejo" ainda não tinha caído em cima do "Luís Armastrondo"... Quando o MEC ainda não andava a pastilhas e caía no Porto de pára-quedas e me perguntava: Sabes onde é o "Bacalhau"? (Lembras-te? Não; é impossível.) Quando o "Pinguim Café" ainda tinha o Palolo na parede e um livro de visitas onde deixei pedaços da minha alma, escritos com sangue negro... Onde andará esse livro...
Todos esses sítios desapareceram, excepto o Pinguim.
Todos esses sítios deixaram de existir. Principalmente o Pinguim.

Existem outros, claro. Mais? Certamente. E depois?
Agora temos noites de poesia com dois meses de marcação prévia...
Parece que vamos a um concerto dos Stones ou coisa assim...
Extraordinário.

nota estranha (ou talvez não):
Nunca entrei no "Maus Hábitos". Não sendo cliente "habitual", não fazia ideia do seu funcionamento, mas o que faziam mais pessoas à porta, procurando entrar, como nós? Foi coincidência?
Sem pretenciosismos, se porventura alguém foi à procura de poesia nesse local por via das palavras d'A Sombra, na noite de 23 de Setembro, e encontrou o mesmo que eu, as minhas sinceras desculpas.
Mea culpa.

Mas que esta noite não passe sem poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário