sábado, julho 26, 2003

B.A.U.


Não é só o Pedro Mexia que tem destas coisas.
A mim, por vezes, apetece assumir-me demissionário e mandar este País às urtigas, embora num contexto diferente.

No Público de hoje, alguns exemplos:

1. "Primeira condenação por 'Inside Trading' em Portugal"
(p. 2 e 3)
Deve ler-se "Inside Trading lava mais branco (o colarinho)"

Miguel Sousa Cintra foi considerado culpado por ter ganho 3,9 milhões de euros (leram bem, qualquer coisita como 780 mil contos), numa manobra de "Inside Trading", abuso de informação privilegiada para obter lucros na bolsa, um crime "de colarinho branco".

Histórico? A "condenação" resumiu-se a 18 meses, suspensa por três anos, na condição de que MSC divida 499 mil euros por quatro instituições de solidariedade social, acrescida de uma multa de 35.400,00 euros.
Vai este senhor para casa com um lucro de 3.365.600,00 euros, uma bagatela de 670 mil contos, mais uns trocados, e, claro, uma palmadinha nas costas, que com a justiça não se brinca!
"Inside Traders" de Portugal! Ao ataque!!!!

2. "Chefe de Estado Maior do Exército demitiu-se"
(p. 10)
Deve ler-se "Escrever a direito por linhas Portas"

O general Silva Viegas bateu com a(s) porta(s) e foi descansar a cabecinha.
Mais um demissionário? Os motivos parecem-me correctos, mas, por experiência própria, sei que a demissão como forma de protesto não faz diferença nenhuma.
Portas agradece.
De notar a ironia da jornalista, Helena Pereira, que não deixou de mencionar uma das gotas que fez transbordar o copo de Silva Viegas: a escolha a dedo de um tenente-coronel do fundo da lista de promoções para novo director-geral de Armamento, contra a vontade de Silva Viegas que, aliás, recusara um pedido de promoção do mesmo por Paulo Portas.
De beicinho, o Paulinho foi para a festa do amigo, em lugar de ir às comemorações do Dia do Exército. Ora toma, Viegas, e vê lá se te demites para meter lá um que promova o Serafino! E não é que se demitiu mesmo?
Viva o novo Coronel! Viva a MacDonald's e a Lockheed! Morte ao Camembert e à Airbus! Sieg! (coro) Sieg! (coro) Sieg! (coro)

nota:
(coro) Heil! gritado a plenos pulmões, de preferência no Terreiro do Paço, à meia-noite, com um facho aceso na mão. "Black Tie" obrigatório.

3. "Mota Amaral opõe-se a visita de deputados a estaleiros de submarinos"
(p. 12)
Deve ler-se "Ide mamar ao pipi!"

Mais alguns "filhos da Nação" queriam ir dar um giro pela Europa, desta vez até à Alemanha. Nada de futebol, porém. Trata-se de responder a um "amável" convite de uma das empresas que concorre ao fornecimento de submarinos para a Armada, o consórcio alemão GSC, que tomaria a seu cargo todas as despesas com a deslocação dos deputados.
Ainda assim, estes meteram a faca a Mota Amaral para que tivessem direito a faltas justificadas (entenda-se "ajudas de custo"). O presidente da AR mandou-os passear sem ajudas. Tomem lá. Dá-lhes sem piedade, Amaral!
Os requerentes, membros da comissão parlamentar de Defesa, deputados da maioria e do PS, já disseram que iam recorrer da decisão de Mota Amaral.
"Era o que mais faltava que nos deixássemos pressionar!" - exclamou um deles, indignado, numa frase que funciona à vela e a vapor.
Impressionante, de facto.

Resultado da leitura do Público de hoje:
BAU...*


*Business as usual...

Sem comentários:

Enviar um comentário